segunda-feira, 16 de maio de 2011

As TIC no Ensino do Espanhol

“O recurso a computadores multimídias com software específico para o ensino das línguas estrangeiras é uma das potencialidades que pode ser explorada na motivação e no desenvolvimento de competência orais e escritas das LE. No caso particular do desenvolvimento da oralidade, a Internet não substitui a importância das aulas presenciais, tornando-se mais um complemento da aprendizagem que poderá ser rentável para os alunos. Por outro lado, será mais vantajoso que este tipo de exercícios seja integrado num ambiente virtual de aprendizagem, de modo a melhor trabalhar as competências dos alunos para lá do espaço temporal duma aula presencial.

“[...] as comunidades de aprendizagem que se constituem online, conduzem o aluno a situações de expressar idéias por escrito que requerem um esforço intelectual e, geralmente, ajudam a compreensão e retenção.” (Maio, 2008:29)

[...] as possibilidades oferecidas pelas TIC para o ensino do ELE (e das línguas em geral) é compatível com os pressupostos teóricos da abordagem comunicativa e duma aprendizagem construtiva e cooperativa (Higueras Garcia, 2010) ao fomentar a autonomia do aluno, a integração das competências, a interculturalidade e a interação comunicativas, com base numa abordagem processual da aprendizagem. A aprendizagem construtiva é igualmente significativa, pois é potencializada pelos ambientes virtuais, pelas simulações e pelas atividades baseadas na exploração das ferramentas de trabalho. Além disso, estimula a aprendizagem cooperativa, visto favorecer a interação social, não sem deixar de permitir uma aprendizagem individual.”



As TIC no Ensino do Espanhol Língua Estrangeira, Maria da Conceição Lopes Moscoso.


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Acessado em: 15/05/2011.


Paola C. S. Slongo

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