domingo, 15 de maio de 2011

A HORA DO ESPANHOL COM AS TICS

As TICS promovem os processos de comunicação, ensino-aprendizagem, por isso se faz necessária sua incorporação nos ambientes educativos de ensino aprendizagem de uma segunda língua. O blog, por ter como suporte a Internet, se apresenta como uma alternativa com acesso global. A Forma de trabalho através de blog facilita de uma forma motivadora, permitindo a interação do docente com o discente e qualquer outra pessoa que visite os blogs, o que vem a diversificar os processos de aprendizagem colaborativos tradicionais.

LEI DO ESPANHOL

 A proliferação da língua no território nacional é decorrência dos acordos diplomáticos do Mercosul.

Atento a esse grau de relevância da língua no país e no mundo, o governo federal aprovou em 2005 a Lei 11.161 - popularmente chamada de "Lei do Espanhol" -, que torna obrigatória a oferta, por parte das escolas, do idioma no ensino médio e facultativa no ensino fundamental. Também é facultativa aos alunos a opção de cursar a disciplina. A partir da aprovação da Lei, os estados teriam prazo de cinco anos para levar a cabo a oferta obrigatória. Ou seja, já no ano que vem todas as escolas de ensino médio (públicas e privadas) devem oferecer espanhol aos seus alunos.

Onde estão os docentes?
Mas, quase ao final do prazo estipulado, ainda há redes que encontram problemas no processo de apropriação da língua. Enquanto em alguns estados o processo de implantação está adiantado, outros ainda penam para alcançá-lo - algo natural num país com dimensões continentais. O próprio Ministério da Educação admite que será impossível a implantação em 100% das escolas. "Não sei dizer qual estado está com o processo mais avançado, pois os tempos e as necessidades de cada um são bastante diferentes. Há sinais de dificuldade em relação às questões de recursos humanos, necessidade de contratação, mas eles estão se planejando", diz Maria Eveline Villar Queiroz, coordenadora-geral de ensino médio da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Entao gente, é a hora de estarmos afiadinhos, pois campo de trabalho com certeza teremos .. Sendo que o mercado tem um déficit muito grande destes profissionais ....  

Fonte: Revista Educaçao.

Por Ana Paula Z. Xavier

3 comentários:

  1. Olá Ana, realmente está informação me deixa feliz, pois sabemos quanto é importante ter campo de trabalho ao final de nossa graduação, espero que nossos governates valorize a nossa classe de profissionais investindo cada vez mais,nessa area que é fundamental pois é a base para tudo.
    De; Karina Sousa

    ResponderExcluir
  2. Verdade .. Achei interessante dividir isso com a turma.. Eu já tinha ouvido sobre essa Lei do Espanhol na Radio MEC por isso me joguei de cabeça nessa faculdade.. Mas vamos torcer pra que isso realmente vigore e faremos a nossa parte de educadores. Obrigada Karina!

    ResponderExcluir
  3. Por isso nao desistamos ao encontrar pedras no caminho pois realmente o mercado esta defasado ..

    ResponderExcluir