terça-feira, 17 de maio de 2011

A EAD conquistando o mundo...

Governo trabalha para a implementaçao do ensino à distância
Luanda -  O Governo angolano está a trabalhar para a implementação efectiva do ensino a distância no país, a curto prazo, a partir da concepção de uma política nacional que responda a essa demanda, disse hoje, terça-feira, em Luanda, o ministro da Educação, Pinda Simão.

De acordo com o governante, que discursava no acto de abertura do "workshop sobre advocacia do ensino aberto à distância", que decorre na capital angolana, esta modalidade de ensino permite o aumento do acesso ao sistema de educação, por ter a possibilidade de chegar onde o ensino formal não chega.

“O ensino aberto e à distância nosso país ainda não está desenvolvido, mas é pretensão do Governo assegurar a sua implementação”, referiu o ministro, acrescentado que o ensino à distância representa uma estratégia educacional comprometida com
a democratização do acesso, a escolarização, sobretudo em áreas onde não existem instituições para este fim.

Pinda Simão disse ainda que o ensino à distância resume-se de grande importancia estratégica, pois é uma modalidade já utilizada em países em desenvolvidos, tanto na formação inicial como na contínua de quadros, quer de trabalhadores ou de outros profissionais que não têm tempo de frenquentar a escola de forma presencial.

O ministro Pinda Simão referiu ainda que a promoção do ensino à distância na região da SADC, tem desempendo um grande papel na promoção do desenvolvimento sócioeconómico em geral, e de forma muito particular, no melhoramento do acesso e da qualidade
do ensino e da formação.

Quanto ao workhop em si, o governante disse esperar que os peritos da  SADC, presentes no encontro, transmitam conhecimentos que capacitem os representantes dos vários sectores para agregar o uso de tecnologias modernas de informação e comunicação que permitam a partilha de conhecimentos acumulados.   

Referiu que as tecnologias de informação e comunicação estão sendo chamadas a colaborar com os órgaos executivos dos sistemas publicos, no aprimoramento dos seus recursos humanos e das suas tecnologias, daí ser importante que se faça correto uso delas.

Com isso, disse, as tecnologias transformam-se em ferramentas indispensáveis na formação dos profissionais da educação, bem como pelo desenvolvimento de pesquisas que, sem dúvidas, poderão nortear a implementação do sistema público educacional.  

“O sistema de educação ao apropriar-se da tecnologia de ensino aberto a distância mune-se de instrumentos e ferramentas para atender as antigas demandas urgentes da necessidade de formação dos recursos humanos pela oferta de formação contínua", disse, referindo que a educação como uma tarefa inacabada tem que considerar a imporância de oferecer oportunidadess a todos de estudar e de capacitar-se, independentemente da região ou zona onde habitam.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/educacao/2011/4/20/Governo-trabalha-para-implementacao-ensino-distancia,7e69372b-2c89-4d9b-b3d4-112d60fa44a6.html


Vera Pissaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário